Versículos do dia: Deus nos chama!

 

 

IMG 27

 

 

 

Então o Senhor chamou Samuel. Samuel respondeu: “Estou aqui”.1 Samuel 3:4

No dia seguinte Jesus decidiu partir para a Galiléia. Quando encontrou Filipe, disse-lhe: “Siga-me”.João 1:43

 

 

Deus nos chama de forma muito especial, amorosa, longânime,  a maior prova disto é o chamado de arrependimento dos maus caminhos para trilharmos o Caminho de volta à Sua Santa Presença, pois para este chamado entregou Seu Próprio Filho Unigênito em sacrificio pelo homem para ser seu  Caminho de volta à Sua Presença e receber toda a manutenção, proteção, suprimento necessários para a vida do homem, e mais extraordinário ainda que este chamado não fica para este viver passageiro na terra apenas, o qual tem dias contados, mas além , para uma Vida eterna junto à Sua Glória. Mas este não é o único chamado que Deus nos faz, Ele reserva a cada um, individualmente, um chamado específico, no qual com zelo nos chama por nosso próprio nome aqui neste viver, isto nos fica revelado em diversas passagens Bíblicas, onde sempre chama o homem por seu nome, como chamara  Abraão, Moisés, Elias, Jó, Ciro, Davi, Isaías, Jeremias, Jonas, Samuel, enfim  muitos e muitos  ‘chamados’  individuais nos relatam as Escrituras Sagradas,  nos mostrando  a forma como Deus nos observa individualmente, que realmente conhece  a cada um de nós,  e, estes chamados não foram apenas desta forma lá na antiguidade, Deus não muda, é o mesmo Deus, e da mesma forma como chamara àqueles nos chama individualmente hoje.  E nós? estamos atentos a estes chamados? Conseguimos como Eli distinguir a voz de Deus e orientarmos outros a identifica-la?, e, principalmente como ele aceitamos o determinado por Deus?  E, ao descobrirmos as formas como Deus nos chama, estamos prontos a ouvi-lo como Samuel? Estamos sempre com a resposta de ‘eis-me aqui’ para atendermos o chamado de Deus?  E, se O ouvimos, damos realmente ouvidos e declaramos sem temor , cumprindo o Seu chamado?  meditemos…

No dia seguinte Jesus decidiu partir para a Galiléia. Quando encontrou Filipe, disse-lhe: “Siga-me”.
Filipe, como André e Pedro, era da cidade de Betsaida.
Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José”.
Perguntou Natanael: “Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá? ” Disse Filipe: “Venha e veja”.
Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus: “Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade”.
Perguntou Natanael: “De onde me conheces? ” Jesus respondeu: “Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar”.
Então Natanael declarou: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! ”
Jesus disse: “Você crê porque eu disse que o vi debaixo da figueira. Você verá coisas maiores do que essa!
E então acrescentou: “Digo-lhes a verdade: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem“.
João 1:43-51

Jesus em Seu ministério ainda como homem, da forma como aprendera com o Pai também chamava as pessoas , em Amor lhes ensinava, orientava na Verdade, e também revelava ser conhecedor de cada um individualmente,  como o faz ali com Natanael, e o que nos fica relatado em diversas outras passagens do Evangelho. O chamado de Jesus é sempre no sentido de O reconhecermos como Filho de Deus, de O seguirmos, de NEle encontrarmos o alimento espiritual,  de através DEle termos a Luz da Verdade de Deus, de NEle crermos, para NEle depositarmos toda nossa confiança, de sermos seus discípulos,   de O imitarmos, de fazermos novos discípulos DEle,  enfim de O seguirmos  em todo o ensinamento. Neste versículo em referencia hoje quando chama Filipe, não fora escrito mas este o segui-o de prontidão e verdadeiramente, pois são diversas as passagens posteriores em que vemos seus feitos, tanto em ser discipulador, evangelista, como realizava sinais miraculosos.  E atentemos a revelação maravilhosa que temos neste ultimo versículo do trecho, que nossa fé não será jamais em vão, pois veremos a comprovação de ‘tudo’ quanto ‘pregou e ensinou’ , veremos sim ‘o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo’  sobre Jesus, que sendo Filho de Deus, foi também filho do homem aqui na terra, pois pela fé José o aceitou por filho terreno, sendo Jesus gerado pelo Espirito Santo no ventre da mulher Maria. E independentemente de termos ou não atendido ‘o chamado de Deus’ , todos veremos, pois Jesus nos foi o autor da fé, e será também o consumador naquele dia em que voltar em Glória. Aleluia! Mas estejamos vigilantes, muito atentos aos ‘chamados’ que nos fez, e faz ainda hoje, pois será naquele dia ‘chamados para estar com Ele na Glória de Deus, somente os que aqui neste viver ‘ ouviram e deram ouvidos’ aos seus chamados e estiverem prontos e atentos ao chamado naquele momento.  

Não nos deixemos enganar achando que aqueles chamados de Jesus era  somente para quem estava andando com Ele ainda como homem, que outros específicos eram tão somente para aqueles discípulos que conviviam com Ele quando homem, pois claro nos é pelo relato dos Evangelhos que referia-se aos ‘povos’ como a todos até que volte, e ‘discipulos’  todos quantos fossem feitos discípulos depois através daqueles, e assim sucessivamente até a consumação dos séculos, e, bem nítido nos fica em Sua oração sacerdotal : _…   Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste. Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:2-3… … Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo. Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade. “Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste. “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo. “Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que me enviaste. Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a faze-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja“. João 17:17-26 _   Atentemos muito bem o ‘chamado ao arrependimento é para toda a humanidade’ , e o ‘chamado de santificação em Cristo Jesus’ é para todos quantos derem ouvidos ao chamado do  arrependimento  e assim crerem, e muito mais atenção temos ainda que ter com relação a ‘este chamado’ , pois é bem claro que tão somente ‘na Verdade’ , ‘na Palavra de Deus’ , ou seja ‘em Jesus’.

Atentemos ainda que se não dermos ouvidos a ‘algum dos chamados’ de Jesus não estaremos aptos para cumprir fielmente os demais, como dito ali por Ele temos que ‘estar NEle’  estarmos ‘em Deus’  para assim cumprir com o chamado para o ‘ide e fazei novos discípulos’ ’ que nos ordenou. Meditemos que para cumprirmos com ‘o chamado ao arrependimento’ , não é apenas o ‘aceite de Jesus por nosso Salvador’ , este tem que ser com nosso viver, pois necessário nos é darmos ‘ouvidos ao chamado à santificação em Cristo Jesus’, e entre estes e o último que deixou antes de voltar já ressuscitado e vivo ao Pai, que é o ‘ide’, muitos são os ‘chamados’ que Jesus nos faz, de suma importância estarmos a cada dia consultando as Escrituras Sagradas, em Seu Evangelho, que nos é revelado e discernido pelo Espirito Santo de Deus, quais estes chamados, meditarmos se estamos ‘ouvindo’ e ‘dando ouvidos’ a eles, e todos, assim que os ouvimos, passam a ser constantes em nosso viver, não podemos os cumprir apenas esporadicamente, mas sim cumpri-los com nosso viver diário. Jesus foi feito nosso Intermediário para termos acesso à Santa Presença de Deus constantemente, a qualquer instante, circunstância, lugar, só clamarmos por Ele que nos purifica para ‘falarmos com Deus em oração’ , quer seja especificamente em tempo reservado a ela, ou quer seja aquelas que nos devem ser constantes em pensamentos, ou seja, Deus se faz Presente conosco a cada respirar nosso, a qualquer momento que o ‘invocarmos’ em o Nome de Jesus, seremos por Ele ouvido, não nos deixará esperando, nem mesmo ‘marcará horário para nos ouvir’ , não nos fica claro isto na ‘revelação de toda a Graça de Deus para conosco’? Não enviou Deus Seu Próprio Espirito Santo para habitar em nós mesmos?  E nós estamos prontos a dizer à Deus ‘eis-me aqui’  a qualquer momento que nos fizer ‘um chamado’ ? meditemos…  É procuramos dar ouvidos aos ‘chamados’ para uma ‘intercessão’ , ‘um louvor’ , uma ‘reunião extra de estudo na igreja’ , uma visita solicitada e marcada, …, pois antecipadamente procuramos nos ‘programar’ entre nossos afazeres para que cumpramos com estes ‘chamados’, mas será que ao meio de nossas ‘tarefas rotineiras’ se Deus nos ‘chamar’  para realizarmos algum propósito em prol do Reino de Deus, estaremos dando ouvidos? Como assim? existem inúmeras formas em nosso cotidiano que Deus ‘nos chama’ individualmente, por nosso próprio nome, por estarmos ‘registrados’ em Cristo Jesus, para ‘agirmos’ em favor do Corpo de Cristo, quer seja algo para outro já membro também Deste Glorioso Corpo, o que, sejamos francos,  nos é mais fácil de ouvir de Deus, pois se somos ‘irmãos em Cristo’ nos amamos muito, não é mesmo? e nada nos deverá ser ‘penoso’ de efetuar para ajudar um ‘irmão’ , não é mesmo?  mas, e se caminhando nos deparamos com um mendigo, sujo, mal cheiroso, ‘suspeito’, e nos pede algo, estamos prontos a atender? ou melhor se ouvimos ‘balbuciar’ algo vamos parar para ouvi-lo?   antes que possamos dizer, bem não era Deus me pedindo, apenas um mendigo, no entanto podemos saber se intimamente ele está  ‘mais faminto de um alimento Espiritual’ do que de um pedaço de pão de farinha? e , será que nosso ‘chamado para fazer o bem’ não se refere a ambos os alimentos? Será que Deus não esteve ouvindo àquele e quer atende-lo através de nós, assim nos faz ‘cruzar com ele’, e o encoraja a nos pedir? , podemos colocar este exemplo com muitas situações diferentes, pode ser ‘um drogado’, ‘uma prostituta’, ‘uma criança’, ‘um idoso’…, será que nunca sentimos ‘um toque de compaixão’ em determinados momentos, mas apenas dizemos ‘ Deus tenha misericórdia’  e continuamos nosso caminho? meditemos…    Pois bem pelas misericórdias de Deus que somos ‘colocados’ muitas vezes diante de alguma situação, e, sejamos mais uma vez francos conosco mesmos, se somos nós que estávamos precisando daquela circunstância para sermos ajudados, se aquele momento vem de encontro com o que pedimos à Deus, se recebemos palavras de edificação, consolo, revelação, resposta de Deus , ou mesmo que seja ‘um ato de ajuda terrena’ apenas,  mas que nos era de necessidade, acabamos por ‘perceber’ que Deus nos ouviu e atendeu, e até glorificamos, e acabamos por reconhecer que ‘a pessoa´ que nos ajudou foi ‘um canal de benção nas mãos de Deus’ em nosso favor, não é mesmo?  bem e se foi aquele mendigo, drogado, prostituta, alguém que nos fez algum mal ou que se declare ser nosso inimigo, um idoso, um desconhecido… que pediu algo à Deus, será que estamos atentos constantemente ao Espirito Santo de Deus nos ‘tocando à ter compaixão’ e no determinado momento ‘ouvimos a voz de Deus’ e estamos prontos a atende-lO para que ajudemos da forma como por Ele proposto em ajudar aquela pessoa?  estamos sempre dispostos a sermos ‘usados como canal de benção’ nas Mãos de Deus?  meditemos…

Pois bem, temos aprendido a reservar ‘um tempo’ em nosso momento de oração para ouvirmos ‘ à resposta de Deus’, ‘sentirmos o mover do Espirito Santo a nos trazer a Paz de Jesus’,  mas reservamos ‘um tempo’ nesta para ‘ouvirmos algum chamado de Deus’ a nos ordenar alguma ‘tarefa’ em prol do Reino de Deus ?  meditemos…   Também estamos aprendendo a estarmos mais atentos nos ‘cultos’ , ‘reuniões congressionais’ , ‘eventos’, ‘letras de louvores, musica gospel’, ao falar conosco alguém que consideramos ser ‘homem ou mulher de Deus’ , a fim de ‘podermos ouvir à voz de Deus’ nos trazendo alguma ‘resposta’ , aliás muitos são os que vivem ‘correndo’ atrás de ‘ouvir’ respostas de Deus… esquecendo-se que o tempo de Deus não é o mesmo nosso, que o agir de Deus não somos nós que determinamos, que a voz de Deus em resposta individual a nós  nos vem quando Ele nos quer falar e como o quer … e ainda acabam por ficarem enganados com ‘palavras somente de homem’….  Aprendemos também a ‘meditar na Palavra de Deus’  em busca destas respostas, mas estamos nos ‘consagrando’ ao Espirito Santo para que nos dê o discernimento?  fiquemos atentos, porque já esta revelado, escrito, na mesma Escritura Sagrada, que o coração do homem é enganoso, que nossos pensamentos não são os de Deus…e podemos ‘interpretar erroneamente alguma palavra como uma resposta de Deus, ou ‘um chamado de Deus para que façamos determinada coisa’ …vigiemo-nos a nós mesmos em todas estas ‘situações’,  oremos por discernimento, pois natural, humanamente falando,  é querermos ouvir somente o que nos é favorável, depois ficamos frustrados ou nos prejudicamos a nós mesmos e a outros em efetuar o que não nos foi determinado ….meditemos….   Mas estamos atentos também em todas estas mesmas situações quando a voz de Deus nos é um ‘chamado para exortação’ , ou seja ‘um chamado para que mudemos de atitudes erradas’ , para nos ‘corrigir’? e damos ouvidos à ela?  meditemos…  E e nossa atenção também nestas situações nos faz ouvir a voz de Deus ‘para um chamado individual’ de efetuarmos alguma ‘tarefa’, desenvolver algum dom’ , cumprir ‘uma missão’  que pode nos parecer ‘trabalhosa’ , que nos vai ‘requerer muito tempo’ , que vai ‘exigir um compromisso maior com o Reino de Deus’ ? Clamamos francamente para que Deus nos confirme e nos capacite? Ou, por conveniência, achamos que não é conosco? E insistimos em que Deus venha nos dar oportunidade, nos capacitar a  fazermos algo que achamos mais prazeroso e de acordo com nossos costumes diários ?

Atentemos muito bem ‘a todos os chamados’ que nos fez Jesus, e procuremos dar ouvidos e os cumprir  igualmente, pois Jesus é o mesmo que chamou assim:  “ Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.Mateus 11:28 “  chamado maravilhoso não é mesmo? , mas também chamou assim: ‘ Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.Mateus 16:24 , e agora? negar a mim mesma? tomar a minha cruz? mas se Jesus alivia os sobrecarregados, porque tenho que ‘carregar uma cruz’?  bem, lembremos ‘qual cruz’ Jesus teve que carregar , e a nossa Ele ajuda a levarmos, nos alivia, e no ‘Dia do Senhor’ nos será totalmente tirada, mas Jesus na cruz foi pregado e nela entregou sua própria vida, em prol de ser aqui estabelecido o Reino de Deus, para nos resgatar das trevas malignas e nos dar a Salvação eterna, com a liberdade de  sermos participantes desde já do Reino de Deus , que comparação podemos fazer entre a’ ‘ cruz de Jesus’ e a ‘nossa cruz’ ? podemos entender que agora Jesus Vivo  está e Reina Eternamente, e que para sermos participantes do Reino de Deus estabelecido por Ele com morte de cruz, temos que ‘trabalhar em prol deste Reino’ ?  podemos entender que não é da forma como nós queremos trabalhar, mas sim de acordo com ‘o chamado de Deus’ ?  Entendemos como é então ‘maravilhosa a Graça de Deus’ pois a ‘nossa cruz’ Jesus ainda nos ajuda a carregar, ainda nos dá refrigério, alivio, descanso, Paz ao meio de ‘guerra’ !   Não pesquisei, nem contei, quantas vezes Jesus disse : ‘siga-me’, ‘acompanhe-me’,  mas o disse bem claramente, entendamos temos, mesmo que não sejamos ‘Santos’ ‘Puros’, ‘Perfeitos’ como Ele, temos sim que O imitar o mais que conseguirmos, nos esforçarmos ao máximo em ‘busca da santificação NEle, que prometeu:  “  E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem em meu nome, eu farei“. João 14:13-14”  atentemos primeiro que é para que Deus seja glorificado, e não para nosso ‘bel prazer’ , entendamos que ‘tudo voltado ao Reino de Deus’ , e Jesus ainda nos  capacita a ‘trabalharmos’ para este Reino : “E disse Jesus: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens“.
Mateus 4:19,
nos fornece todas ‘as ferramentas’, as ‘redes’, ‘as sementes’ , ‘o adubo’, temos somente que ‘pegar no arado’ e seguir a Jesus, somente à Jesus, que ordenou : “Jesus respondeu: “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus“.Lucas 9:62”  entendamos que se aceitamos a salvação em Cristo Jesus necessário nos é seguirmos somente em frente, obedecendo O Seu mandar, não podemos mais nos voltarmos atrás em nossos ‘caminhos tortuosos’ , nem mesmo ficarmos ‘sentados à beira do Caminho’ , pois nossa meta deve ser o Reino de Deus , mas novamente Jesus nos agracia com sua ajuda, pois promete  : “Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. Mateus 11:29-30” atentemos toda a ajuda que Jesus nos fornece além de nos capacitar para atendermos prontamente ‘o chamado de Deus’ para as obras do Reino de Deus, mesmo assim ainda ficamos ‘presos’ ao nossos cotidiano terreno somente , e dentro deste que temos que nos programar para atender a Deus, até quando vamos ficar nesta falta de obediência, será que ainda não pudemos constatar que se pararmos de ‘inverter’ os ‘valores’  que Jesus nos ensinou, além de assim  estarmos mais atentos na ‘busca de santidade em Jesus’  em ‘ouvirmos e darmos ouvidos aos chamados de Deus’ teremos o suprimento para as coisas terrenas : “ Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.-Mateus 6:33

Que possamos entender que Deus  sempre tem ‘um chamado para nós’ , isto não significa tão somente a questão dos ‘dons e talentos’ , lembremos que tudo está sob o controle de Deus, conhece o ‘cotidiano’ de cada um de nós, e tem suas formas de agir que não nos cabe indaga-loas, nos cabe sim é a obediência ao Seu chamado, é a prontidão em atende-lo, desde os que são a nossos olhos como ‘pequenos’ como aos que nos parecem ser ‘muito grandes’ e difíceis de cumprir, pois dos pequenos gestos em obediência à Deus podemos impedir que uma vida seja tragada pelas trevas de  satanás, e encaminhada à Luz de Jesus, saindo do reino das trevas para o Reino Celestial através de Jesus, portanto que não nos prendamos em querer ‘unção’ dada à Elias, Davi, Pedro Paulo, …,  para que possamos então ‘estar à trabalho do Reino de Deus’ , pois enquanto ficarmos ‘aguardando grandes chamados em nossas vidas, ou oportunidade de realiza-los’ , ‘buscando fórmulas’ para desempenharmos bem grandes obras, poderemos estar  perdendo a percepção de ‘ouvir os chamados de Deus’ , não que seja errado em querermos efetuar grandes feitos para o Reino de Deus, pelo contrário deve ser nosso objetivo, mas observemos bem as formas como ‘os grandes heróis’  das Escrituras Sagradas alcançavam suas vitórias em Deus, sempre em obediência no viver cotidiano, sempre exercitando uma fé inabalável, sempre em humildade, nunca almejando junto privilégios pessoais e lucrativos neste viver terreno, sempre com ‘lutas’ , se esforçando no ‘trabalhar’. Junto com a ‘unção especifica’ queremos também ‘os espinhos’ como no caso de Paulo? e como ele sabemos como discernir e suporta-los e não nos abalarmos mais sim lutar contra? ou ficamos em murmúrios? choramos amargamente como Pedro, ao sermos tocados de que negamos Jesus de alguma forma em nosso cotidiano? estamos exercitando a fé da mesma  mesma forma como os discípulos de Jesus que conseguiram grandes vitórias em Deus? ou apenas ficamos querendo a unção mas permanecemos como Tomé antes de tocar literalmente em Jesus ressurreto? estamos revestidos constantemente com ‘toda a armadura de Deus’ ( Efésios 6)  e assim resistimos no dia mau e permanecemos inabaláveis depois de efetuarmos de tudo quanto Deus ordena, de que Jesus nos ensinou?  Lembremos que para estar no Reino de Deus nos requer esforço, muito esforço em fazer todo o possível, nem que tenhamos que nos debater conosco mesm0 contra nosso ‘ego’ , carne, para  obediência à Jesus, nosso Rei Eterno, não ‘força própria’ nem em nada terreno, muito menos com justificações humanas, pois Único que nos Justifica perante Deus é Jesus, caso contrário não teria que ter vindo para cumprir por nós a lei de Deus, pois esta não foi destituída, mas sim nos foi ‘tirado o jugo dela por Jesus’ ,  “ E ele lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações; porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação. A lei e os profetas vigoraram até João; desde então é anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem forceja por entrar nele. É, porém, mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei. Lucas 16:15-17 “ e quem nos anunciou, ensinou , pregou, deu exemplo com seu viver , sobre o Reino de Deus fora Jesus , e Deus o disse : ….Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi.Lucas 9:35 ,  o ‘chamado de Deus em nossas vidas’ é tão somente  através de Jesus, pois Ele morreu para que fosse assim estabelecido, e ressuscitado Vive e Reina Eternamente, e como Rei nos faz ‘diversos chamados’ para que O sigamos.  É o próprio   Deus  quem nos dá toda a ‘semente’  necessária  para cumprirmos a todos seus chamados, e nos fornece   toda a ‘armadura’  para o trabalho em Seu Reino.

Deus não precisa de nós em Seu Reino mas nos chama amorosamente para dele participarmos.  E, então estamos ‘procurando ouvir e dar ouvidos ao chamado de Deus’?  meditemos… 

 

De suma importância para que aprendamos a ‘ouvir o chamado de Deus’  é criarmos o habito de ler diariamente as Escrituras Sagradas, a Bíblia,  com reflexão, meditação, e na Presença do Espirito Santo de Deus.

 

fica o link dos capítulos referente aos versículos de hoje:

http://www.bibliaonline.com.br/nvi/1sm/3

http://www.bibliaonline.com.br/nvi/jo/1

Sobre aisabelb

simplesmente a Isabel, nada mais, nada menos....
Esse post foi publicado em ...JESUS É O SENHOR..., EVANGELHO DE JESUS. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s